CONTRIBUIÇÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PARA (RE)PENSAR O ENSINO DA IMUNOLOGIA

Autores

  • Iukary Takenami Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) https://orcid.org/0000-0001-5660-7766
  • Maria Augusta Vasconcelos Palácio Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Palavras-chave:

Imunologia, Currículo, Educação Médica, Ensino Superior

Resumo

A Imunologia é uma ciência caracterizada como complexa e de difícil domínio, pois exige do discente um diálogo entre os diferentes saberes de forma multi, inter e transdisciplinar para fins de melhor compreensão e aplicabilidade. Nos currículos tradicionais, o ensino da Imunologia preconiza a memorização de conteúdos, sem aplicações práticas e sem significado para o cotidiano do discente. No entanto, a incorporação de estratégias inovadoras tem facilitado o processo de ensino-aprendizagem, potencializando a cognição do sujeito na perspectiva do aprender, mesmo que este esteja matriculado em um modelo de ensino tradicional. Por outro lado, as metodologias ativas de aprendizagem mostram-se mais promissoras na (re)construção dos conceitos e aplicações da Imunologia, pois permitiu a integralidade e interdisciplinaridade de seus significados e representações, notadamente por meio da incorporação dos aspectos imunológicos em situações-problema e/ou por meio de práticas que valorizem a educação científica e tecnológica na formação de cidadãos conscientes, críticos e reflexivos do papel da Imunologia no desenvolvimento da sociedade. A formação de profissionais médicos e de outras profissões da saúde deve convergir para o desenvolvendo habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais, de modo a permitir um olhar holístico do sujeito e do processo saúde-doença, considerando seus significados e representações para uma formação profissional mais qualificada.  

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Biografia do Autor

Iukary Takenami, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz). Docente do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Publicado

2023-06-11

Como Citar

Takenami, I., & Vasconcelos Palácio, M. A. (2023). CONTRIBUIÇÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PARA (RE)PENSAR O ENSINO DA IMUNOLOGIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 154–179. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2163