FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS

CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Suzana de Jesus Almeida Calvet Barbosa Barbosa UEMA
  • Nadja Fonsêca da Silva Campos Campos Universidade Estadual do Maranhão
  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento Nascimento Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Formação docente, Práticas educativas, professor reflexivo

Resumo

A pesquisa tem como objeto de estudo a formação do professor/a crítico-reflexivo/a, com foco nas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é analisar as contribuições da formação docente crítico-reflexiva no enfrentamento dos desafios do espaço escolar e para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem do/a educando/a. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, natureza básica e finalidade exploratória. Foram utilizados como procedimentos, as pesquisas bibliográfica, documental e a análise de conteúdo. A pesquisa, apoia-se nos estudos de Freire (1996), Nóvoa (2009), Saviani (2011), Pryjma (2014), entre outros.  A análise constatou que há relação intrínseca entre a formação reflexiva e a melhoria do processo ensino aprendizagem, na medida em que, mediante a reflexão da prática, o docente pode redimensionar sua prática pedagógica quando necessário. Além disso, a reflexão é considerada uma fonte de construção de cidadãos mais sábios, mais hábeis e para a formação de um senso crítico em relação ao mundo. Conclui-se que a formação do/a docente reflexivo/as se apresenta como uma das condicionantes, embora não seja a única como possibilidade de melhoria na experiência de ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Fonsêca da Silva Campos Campos, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFPA/REAMEC). Mestra em Educação (UFMA). Especialista em Educação Escolar e Desenvolvimento Humano (UFMA). Especialista em Magistério do Ensino Superior (UNICEUMA) e Graduada em Pedagogia (UFMA). Integro o Banco de Avaliadores do MEC/INEP. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Educacionais (GEFOPPE). Estudo Formação de Professores, Práxis Educativa; Políticas educacionais, Avaliação Educacional e escolar, Matrizes de Referência, Metodologias Ativas e Educação em Ciências. Atuo como Assessora de Avaliação Institucional da PROG - UEMA. Docente Adjunta III do Departamento de Educação e Filosofia (DEFIL), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação (PPGE) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Experiência na área de Gestão Acadêmica e Assessoria Acadêmica a Universidades e Grupo Educacional.

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Especialista em Coordenação Pedagógica - UEMA, Avaliação Educacional - UFPI e Educação Especial e Neuropsicopedagogia - FANART, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Professora Adjunta III do Departamento de Educação ? UEMA/CESC. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação PPGE/UEMA e do Mestrado e Doutorado em História do PPGHIST/UEMA. Foi Diretora do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA de 2018 à 2021. Bolsista Produtividade em Pesquisa - Sênior, Chamada Interna N.º 04/2021 ? PPG/UEMA. Trabalha como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias - SEMECT. É também Avaliadora Externa do MEC/INEP/SINAES/BASis, para autorização de cursos de graduação, Portaria nº 487, de 07/07/2018. É Relatora do Comitê de Ética e Pesquisa, Portaria n. 116/2018 - GR/UEMA. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica de Educação à Distância durante 12 anos junto ao UemaNet/CESC/UEMA. Participou de um Estágio do Doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - UL. Pesquisas concluídas, em andamento, publicadas em revistas qualificadas/CAPES e apresentadas em eventos nacionais e internacionais. Experiências nas áreas de políticas públicas educacionais, formação, desenvolvimento profissional, profissionalização docente, Pedagogia, saberes docentes, educação inclusiva/especial e avaliação da aprendizagem.

Publicado

2023-07-18

Como Citar

Barbosa, S. de J. A. C. B., Campos, N. F. da S. C., & Nascimento, F.-L. S. C. do N. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 338–365. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220