A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Aline de Novaes Conceição UFMS
  • Maewa Martina Gomes da Silva e Souza UNESP
  • Adriana Alonso Pereira UNESP

Palavras-chave:

Educação, Educação Inclusiva, Educação Especial.

Resumo

Na área educacional, é necessário descrever e compreender analiticamente as formas de pesquisas para ocorrer um avanço qualitativo na produção do conhecimento. Compreendendo esse aspecto, o objetivo da pesquisa, cujos resultados estão apresentados neste artigo, consiste em realizar uma análise da produção na área de Educação Especial contida nos anais das primeiras 10 edições (2006 a 2015) de um importante evento na área da educação, a saber: o Encontro Ibero-americano de Educação. Para isso, a partir dos procedimentos de localização, identificação, reunião, seleção e sistematização selecionaram-se textos contidos nos anais do Encontro Ibero-americano de Educação. Foram localizados um total de 2.895 comunicações e selecionados 38 materiais, que continham “Educação Especial” no título, critério utilizado para o desenvolvimento da pesquisa. Constatam-se que houve um grande interesse de publicações na área da Educação Especial, quando o evento ocorreu no Brasil. Dessas publicações, o tipo mais frequente de estudo é o de “Ensaio teórico” representando mais da metade da amostra (63%). Tendo como maiores ocorrências, as seguintes categorias de deficiências: Deficiência Intelectual (11%) e Deficiência Auditiva (3%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Novaes Conceição, UFMS

Doutora em Educação

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, UNESP

Doutoranda em Educação

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

 

Adriana Alonso Pereira, UNESP

Doutora em Educação

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

 

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

de Novaes Conceição, A., Martina Gomes da Silva e Souza, M., & Alonso Pereira, A. (2023). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2236