PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

INTERSETORIALIDADE, INTEGRALIDADE, FORMAÇÃO, GESTÃO E ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Vanessa Bordin Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Rosa Maria Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Promoção da Saúde em Meio Escolar, Capacitação Profissional, Gestão em Saúde, Intersetorialidade, Integralidade em Saúde

Resumo

A saúde e a educação são os parceiros necessários e privilegiados para promover saúde; unidades de saúde e escolas são espaços que contribuem para a construção de valores humanos, crenças, conceitos, concepções diferentes de se conhecer e conhecer o entorno. Sendo assim, objetiva-se relacionar as atividades de formação dos profissionais de saúde atuantes no PSE nas Regionais de Saúde que compõem a Macrorregião Oeste do Estado do PR e descrever como avaliam os profissionais de saúde a sua atuação no PSE, assim como se esta atuação se pauta nos princípios da integralidade, intersetorialidade e promoção da saúde. Pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 59 profissionais da saúde, sendo que destes: 50,8% atuaram no PSE no ciclo 2017-2018. Evidenciou-se que 70,0% dos entrevistados nunca fizeram um curso de formação, aperfeiçoamento ou especialização sobre o tema. A principal dificuldade encontrada para a implantação das ações do PSE, refere-se à dificuldade de articulação intersetorial e elevada rotatividade de gestores 73,4%. Quanto à organização e desenvolvimento das ações entre as Secretarias de Saúde e Educação, 50,0% referiu que às vezes é discutida e implementada conjuntamente. Com relação ao monitoramento e avaliação do PSE, 70,0% ressaltou que são realizadas. Conclui-se a necessidade de formação dos profissionais que atuam nas ações do PSE, de modo a contribuir consideravelmente para a formação integral dos estudantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Bordin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Pós-graduada em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica. Docente do curso de Enfermagem da instituição de ensino UNIVEL - Centro Universitário. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel/PR.

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente no Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel/PR.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Bordin, V., & Rodrigues, R. M. (2023). PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: INTERSETORIALIDADE, INTEGRALIDADE, FORMAÇÃO, GESTÃO E ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2372