REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Maria Luciléia Gonçalves da Silva Universidade Regional do Cariri - URCA https://orcid.org/0000-0001-6085-4559
  • George Almeida Lima Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Palavras-chave:

Distanciamento social, Aspectos socioemocionais, Criança, Educação

Resumo

O distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19 reconfigurou os processos educacionais, sociais e econômicos do mundo inteiro, acarretando impactos negativos que reverberam-se na sociedade. Deste modo, o presente estudo objetiva identificar os impactos do distanciamento social provocado pela COVID-19 sobre o desenvolvimento dos aspectos socioemocionais das crianças. Utilizou-se a revisão integrativa a partir do descritor “distanciamento social” AND “aspectos socioemocionais” AND crianças nas bases SciELO, LILACS, Periódicos CAPES e Google Scholar. Evidencia-se que a interação social é fundamental para o desenvolvimento da criança, e o distanciamento social vivenciado desencadeou impactos como aumento nos níveis de ansiedade, dificuldades de socialização e diminuição da criatividade. Conclui-se que para minimizar esses impactos, deve-se criar uma rede colaborativa que envolva escola, profissionais da saúde e a família, direcionando os trabalhos aos aspectos pedagógicos e socioemocionais, proporcionando o desenvolvimento de novos olhares para o processo pós-pandêmico.

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Biografia do Autor

Maria Luciléia Gonçalves da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestranda em Letras
Universidade Regional do Cariri (URCA)

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Mestrando em Educação Física

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC)

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Silva, M. L. G. da, & Lima, G. A. (2023). REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2382