A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Atair Silva de Sousa Universidade de São Paulo (USP)
  • Wanderley dos Santos Roberto Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

Palavras-chave:

Avaliação externa., Avaliação em larga escala., Banco nacional de itens., Enade.

Resumo

Neste artigo são propostas discussões acerca do Banco Nacional de Itens (BNI) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. O objetivo geral consistiu em avaliar as grandezas: Aproveitamento de itens e Eficiência de itens produzidos para o BNI da educação superior (BNI-ES), tendo como objetivo específico avaliá-las para a edição de 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Neste estudo, as duas grandezas não se confundem entre si: a primeira se refere a itens aceitos pelo Inep e, a segunda, a itens inseridos no BNI-ES. Foram realizadas uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Inep. Embora os resultados apontem para percentuais positivos para Aproveitamento de itens, estes resultados apontaram fragilidade para Eficiência de itens e, também, para a necessidade de medidas pedagógicas que possam trazer melhorias no Aproveitamento de itens que resultem em aumento da Eficiência de itens para o BNI-ES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador  em Informações e Avaliações Educacionais pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionias - Anísio Teixeira - Inep. 

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Públcia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialização em Gestão Púbica e em Ensino de Ciências-Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Graduação (Licenciatura) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Wanderley dos Santos Roberto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

Professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2015).

Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); graduado (bacharelado) em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Professor de Física do Departamento de Física do CEFET-MG e atualmente colabora como avaliador do MEC/INEP no ENEM, no ENADE e para credeniamento e recredenciamento de Instituições de Ensino Superior

Downloads

Publicado

2024-03-09

Como Citar

Sousa, A. S. de, & Roberto, W. dos S. (2024). A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A02 01–26. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2403