O NÚMERO CROMÁTICO DE UM GRAFO E APLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Heides Lima de Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
  • Thiago Pereira Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Palavras-chave:

Análise Combinatória, Ensino da Matemática

Resumo

O presente trabalho trata sobre o ensino de Combinatória, de uma perspectiva conceitual e focada no Ensino Médio. Nota-se que o trabalho dos professores se restringe na maioria das vezes aos chamados “problemas de contagem”, mas é possível melhorar esse quadro e trazer para a sala de aula conteúdos que permitam o desenvolvimento de habilidades importantes dos alunos. Aqui, o foco é o ramo da Combinatória conhecida como teoria dos grafos e, mais especificamente, o número cromático de um grafo e algumas de suas aplicações. Não é uma questão de aumentar o tamanho da grade curricular de matemática, mas sim de propor novas formas de trabalhar com conteúdos cujo ensino já se tornou enrijecido, e também de fomentar o desenvolvimento dos estudantes, tanto de sua criatividade e seu raciocínio lógico, quanto da capacidade de perceber a matemática na realidade que o cerca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heides Lima de Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Doutor em Matemática

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Euclides da Cunha

Thiago Pereira Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Graduando em Matemática

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Lima de Santana, H., & Pereira Santana, T. (2024). O NÚMERO CROMÁTICO DE UM GRAFO E APLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2433