O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTO

A CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • Karollayne Nunes dos Santos Freitas Centro Universitário FG (UniFG)
  • Robério Fabrini Nunes dos Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Capoeira, Cultura, Educação

Resumo

A Lei n. 10.639/2003 estabeleceu para o currículo da educação básica nacional a obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira. Nesse sentido, as práticas esportivas, como a capoeira, devem incorporar a educação básica a fim de viabilizar, por meio da Educação Física, perspectivas interdisciplinares para a construção de saberes teóricos e práticos voltados à promoção do conhecimento. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o ensino da Educação Física como mecanismo interdisciplinar de promoção de conhecimento mediante a prática da capoeira e, paulatinamente, de políticas públicas baseadas no respeito à igualdade. Para tanto, a trajetória metodológica adotada para pesquisa preconiza a abordagem dedutiva, baseada nos métodos de procedimento bibliográfico e documental, a partir da reunião de artigos científicos e legislação que discutem a importância da Educação Física para o respeito à cultura africana e afro-brasileira, bem como para a promoção do conhecimento no âmbito escolar. Compreende-se que por meio da prática da capoeira no ambiente escolar, a aprendizagem acerca da história e cultura afro-brasileira é viabilizada, sendo possível trabalhar questões sociais e históricas dentro das salas de aula, posto- que a Educação Física engloba perspectivas interdisciplinares que contextualizam com outras disciplinas através da prática do esporte. Por fim, é possível observar que a utilização de práticas pedagógicas voltadas para o ensino da Educação Física em uma interlocução com o ensino da cultura afro-brasileira é uma pauta importante para o currículo da educação brasileira, especialmente no que concerne à disseminação de conhecimento histórico, cultural, social e esportivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karollayne Nunes dos Santos Freitas, Centro Universitário FG (UniFG)

Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito do Centro Universitário FG (UNIFG). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB). Graduada em Direito pelo Centro Universitário FG (UNIFG). Graduanda em Licenciatura em História pela UniBTA. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Especialista em Direito de Família e Sucessões. Especialista em Direito da Seguridade Social. Advogada.

Robério Fabrini Nunes dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduando em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua como discente estagiário no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Nunes dos Santos Freitas, K., & Nunes dos Santos, R. F. (2024). O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTO: A CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2508