JOGOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO
UMA REVISÃO SISTÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13623253Palavras-chave:
Jogo, Ensino Fundamental, MatemáticaResumo
Neste artigo temos como objetivo expor uma revisão sistêmica cujo conteúdo derivam de pesquisas produzidas entre os anos de 2011 a 2021 que abordaram o jogo e o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização. Essa revisão é parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve como objeto de investigação os jogos como possibilidade didática para o ensino de conceitos matemáticos. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, realizamos uma pesquisa biográfica de caráter sistêmico, indagando às pesquisas sobre como o jogo pode ser um recurso que auxilia a aprendizagem de conceitos matemáticos. Como resultados, constatamos que os pesquisadores reconhecem o jogo como instrumento que possibilita a aprendizagem e o desenvolvimento, porém os professores participantes das pesquisas possuem dificuldades para realizar intervenções com esses recursos didáticos, evidenciamos também, que em certas situações de ensino o emprego de jogos é apenas com o caráter de passatempo ou reforço do conteúdo que foi trabalhado, e não para trazer ou ensinar um conceito de qualidade nova.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

