ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DE ONDAS EM CORDAS VIBRANTES UTILIZANDO O SMARTPHONE COMO GERADOR DE ÁUDIO FREQUÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13932096Palavras-chave:
ondas mecânicas, Ressonância, Física experimental, Aprendizagem Significativa, harmônicosResumo
O produto educacional proposto neste trabalho apresenta uma abordagemn iterdisciplinar, abrangendo os campos da Física e da Matemática, além do uso de recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação Digital. O objetivo gerale desse trabalho é fazer uma análise experimental da propagação de ondas estacionárias em cordas vibrantes usando o smartphone como fonte geradora de frequência de áudio. Em seu desenvolvimento, foram utilizados materiais de baixo custo, o que proporciona maior acessibilidade no desenvolvimento de aulas experimentais, considerando que nem todas as escolas possuem os recursos para montar laboratórios voltados ao ensino de Física. Em conclusão, os resultados obtidos nos testes experimentais, atenderam às expectativas, tendo o mesmo corroborando as previsões teóricas, o que permite ao professor desenvolver a atividade experimental tanto em sala de aula quanto no Laboratório.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

