A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR COMO UMA POSSIBILIDADE PARA AUXILIAR NA REDUÇÃO DAS INIQUIDADES EDUCACIONAIS

Autores

  • Belchior Ribeiro Leite Universidade Federal de Ouro Preto
  • Jacks Richard de Paulo UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13853884

Palavras-chave:

Cultura Popular, Formação Integral, Iniquidades Educacionais, Saberes Escolares

Resumo

Este artigo tem a finalidade de analisar como a valorização da cultura popular pode ser uma possibilidade para auxiliar na redução das iniquidades educacionais. Além disso, visa identificar as principais iniquidades educacionais da realidade brasileira, apresentar as concepções do conceito de cultura popular, bem como os desafios e a importância de valorização da cultura popular para a formação política, crítica e integral do discente. Para tal, configura-se como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com análise interpretativa, descritiva e crítica acerca dos principais escritos sobre a temática em estudo.  Foram analisados artigos científicos e livros de autores como: Abib (2015), Arroyo (2014), Bourdieu (1998), Carneiro, Araújo e Santos (2023), Freire (1967), Santaella (2003), Thin (2006), entre outros. Acredita-se que a valorização dos saberes populares pelo currículo escolar aliada às políticas públicas de educação, a sólida formação inicial de professores e a busca constante por formação continuada, poderá possibilitar a formação política, ética e cidadã dos estudantes. Com isso, as trajetórias escolares poderão se tornar mais regulares, ocorrendo dessa forma, a diminuição das taxas de reprovação, da distorção série-idade e do abandono escolar, isto é, a redução das iniquidades educacionais.

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Biografia do Autor

  • Belchior Ribeiro Leite, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutorando em Educação – UFOP

    Universidade Federal de Ouro Preto.

  • Jacks Richard de Paulo, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutor em Educação -UFOP

    Universidade Federal de Ouro Preto

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Publicado

2024-09-28

Como Citar

A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR COMO UMA POSSIBILIDADE PARA AUXILIAR NA REDUÇÃO DAS INIQUIDADES EDUCACIONAIS. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34), A9 01-21. https://doi.org/10.5281/zenodo.13853884

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