Pibid em tempos de pandemia
desafios e experiências do letramento literário no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13624829Palavras-chave:
Formação de leitores, Formação de professores, PandemiaResumo
A eclosão da pandemia de covid-19 forçou diversos segmentos da sociedade modificar sua forma de atuar, o que também atingiu a área da educação. Assim, nosso objetivo central com este artigo é relatar uma das ações implementadas durante nossa participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Letras/Português da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, câmpus de Coxim (UFMS/CPCX) realizada no segundo semestre letivo de 2021. Ao longo do texto, discorremos sobre o planejamento e a aplicação de uma sequência expandida de letramento literário (Cosson, 2009) com base no romance “Vidas Secas” (Ramos, 2021) a estudantes de uma turma de terceiro ano do ensino médio do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS, Câmpus de Coxim), abordando, também, as experiências e adaptações que precisaram ser promovidas em decorrência do período pandêmico. Analisando a prática proposta e as vivências que tivemos, podemos concluir que há uma defasagem no conhecimento literário dos alunos do ensino médio e que, para promover uma melhor experiência de aprendizagem a eles, é necessário considerar fatores como o estabelecimento de uma relação de horizontalidade entre discente e docente no ato da leitura, tomando em consideração seus conhecimentos, suas impressões e as várias possibilidades de sentido que emergem a partir da obra. Assim, compreendemos que conceber o plano de aula e aplicá-lo no IFMS contribuiu não apenas para os discentes que participaram dos encontros, mas também para os professores em formação e os formadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

