EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ESTRUTURADA
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Evasão escolar, Engenharia de produção, Instituições de ensino superior.Resumo
A evasão é um problema que aflige a educação superior brasileira, principalmente instituições de ensino públicas. Entender esse fenômeno contribui com a elaboração de políticas que promovam a permanência dos alunos. O objetivo do deste trabalho é identificar, através de uma Revisão Bibliográfica Estruturada, as principais causas e ações mitigadoras da evasão em cursos de Engenharia de Produção de Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras. A pesquisa dividiu-se em Revisão Estruturada 1, com foco em trabalhos mais amplos, e Revisão Estruturada 2, com foco em trabalhos aplicados no curso de Engenharia de Produção. Os resultados mostraram que as causas da evasão estão concentradas no primeiro ano de ensino, onde há uma maior taxa de reprovações em disciplinas, contribuindo para a desmotivação do discente com o curso, e evidenciando que as metodologias de ensino adotadas em sala de aula não têm estimulado os estudantes a atuarem ativamente em seu aprendizado. No que concerna à mitigação, a abordagem apresentada nos trabalhos identificados provê elementos práticos para a recomendação, porém há necessidade de estudos que verifiquem a efetividade dessas ações na redução da taxa de evasão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

