ALFABETIZAÇÃO E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS TESES DE DOUTORADO
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
autismo, Alfabetização, Intervenção PedagógicaResumo
O presente artigo apresenta uma revisão sistemática de teses de Doutorado acerca da temática alfabetização em indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Neste estudo, investigamos as abordagens, metodologias e resultados das pesquisas acadêmicas recentes, abrangendo um período de uma década, de 2010 a 2023, com o objetivo de identificar as principais tendências e lacunas no campo. A análise detalhada dos estudos permite uma compreensão aprofundada das estratégias e práticas pedagógicas utilizadas para a alfabetização de indivíduos autistas. A síntese dos estudos possibilita um olhar mais diretivo sobre o estado atual da alfabetização para indivíduos autistas, destacando a necessidade de mais investigação e desenvolvimento de intervenções pedagógicas adequadas. Além disso, este trabalho enfatiza a importância de adaptar as práticas educacionais às necessidades específicas dos alunos com TEA, considerando suas características únicas e desafios. A revisão sistemática também sugere que, apesar dos avanços significativos, ainda há uma carência de pesquisas empíricas que possam guiar a prática educacional de forma mais eficaz e inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

