DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR

AS ADVERSIDADES DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Patrícia Pereira Alves Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Professor, Trabalho, Satisfação, Estresse, Reivindicação

Resumo

Estudos realizados no Brasil vêm mostrando que a docência apresenta vulnerabilidade ao estresse e à insatisfação no trabalho. Nessa pesquisa se analisou o ambiente laboral dos professores com base nos indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e na percepção aos fatores estressores, com repercussão no seu estado geral de vida. Para tanto, adotou-se o Estudo de Caso e a abordagem do método misto. A amostra foi constituída por 73 professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, do campus Petrolina Zona Rural. A fim de coletar os dados quantitativos, foram usados: formulário sociodemográfico, escala de estresse de trabalho (EET), questionário de QVT modelo Walton (1973), Relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os Planos Individuais de Trabalho. Para os qualitativos foram utilizadas duas atas de reuniões e entrevista. Na análise dos níveis de estresse usaram-se médias e desvio padrão e na QVT, a estatística descritiva. Os resultados mostraram que o índice de satisfação foi maior do que o de insatisfação em todos os critérios do questionário de QVT, porém, na EET quase 70% dos fatores organizacionais apresentaram níveis de estresse intermediário. A EET identificou níveis altos de estresse, relacionados à deficiência na comunicação, ao favoritismo e às lacunas na capacitação. As atas e os pontos de vista dos professores enfatizaram a precariedade da infraestrutura do Campus. Conclui-se, que a comunicação, a formação continuada e as condições estruturais e ergonômicas no Campus, precisam de atenção.

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Biografia do Autor

Patrícia Pereira Alves, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Mestra  em Ciências

Docente do IF Sertão Pernambucano

Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Desenvolvimento Sócioambiental

 

Docente da Univasf

 

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Alves, P. . P., & Souza Ribeiro de Oliveira, L. M. (2018). DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR: AS ADVERSIDADES DO TRABALHO DOCENTE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(16). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/282

Edição

Seção

Artigos