DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR

AS ADVERSIDADES DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Patrícia Pereira Alves Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Professor, Trabalho, Satisfação, Estresse, Reivindicação

Resumo

Estudos realizados no Brasil vêm mostrando que a docência apresenta vulnerabilidade ao estresse e à insatisfação no trabalho. Nessa pesquisa se analisou o ambiente laboral dos professores com base nos indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e na percepção aos fatores estressores, com repercussão no seu estado geral de vida. Para tanto, adotou-se o Estudo de Caso e a abordagem do método misto. A amostra foi constituída por 73 professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, do campus Petrolina Zona Rural. A fim de coletar os dados quantitativos, foram usados: formulário sociodemográfico, escala de estresse de trabalho (EET), questionário de QVT modelo Walton (1973), Relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os Planos Individuais de Trabalho. Para os qualitativos foram utilizadas duas atas de reuniões e entrevista. Na análise dos níveis de estresse usaram-se médias e desvio padrão e na QVT, a estatística descritiva. Os resultados mostraram que o índice de satisfação foi maior do que o de insatisfação em todos os critérios do questionário de QVT, porém, na EET quase 70% dos fatores organizacionais apresentaram níveis de estresse intermediário. A EET identificou níveis altos de estresse, relacionados à deficiência na comunicação, ao favoritismo e às lacunas na capacitação. As atas e os pontos de vista dos professores enfatizaram a precariedade da infraestrutura do Campus. Conclui-se, que a comunicação, a formação continuada e as condições estruturais e ergonômicas no Campus, precisam de atenção.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Pereira Alves, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

    Mestra  em Ciências

    Docente do IF Sertão Pernambucano

  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Desenvolvimento Sócioambiental

     

    Docente da Univasf

     

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Publicado

2018-09-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR: AS ADVERSIDADES DO TRABALHO DOCENTE. (2018). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(16). https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/282

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