REFLEXÕES SOBRE A IMPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

  • Shirley Cristina Guimarães da Silva Rios Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Fernanda Roda S. A. Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Avaliação, Ação Pedagógica, Professor

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender a avaliação do ensino aprendizagem como embasamento para o desenvolvimento do processo educativo. Apresenta questões relacionadas à teoria e práticas de avaliação educacional, abordando suas definições conceituais, funções, dimensões e finalidades. Discute os tipos e instrumentos de avaliação mais utilizados pelos professores e como se desenvolvem na prática curricular. Propõe uma reflexão através da pesquisa, percepção e análise crítica, mostrando aspectos relevantes da ação pedagógica, por meio de um referencial que possibilite a construção de um novo olhar para os modos de avaliar. Nesse contexto, espera-se que a avaliação seja usada sempre para melhorar, nunca para eliminar, selecionar ou segregar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Shirley Cristina Guimarães da Silva Rios, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Especialização em Docência em Biologia – UNIVASF

  • Fernanda Roda S. A. Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Administração (UFPE)

    Professora da UNIVASF

Downloads

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RIOS, Shirley Cristina Guimarães da Silva; CASSUNDÉ, Fernanda Roda S. A. REFLEXÕES SOBRE A IMPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 6, n. 11, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/40. Acesso em: 13 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 444

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.