EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores

  • Stefania Evangelista dos Santos Barros Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Iris Caliane Coelho de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Luis Henrique Alves de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maria Ianne Moreira Leite Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Martha Halana Bastos da Rocha Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Roberta Vania dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Thiago Araújo Gomes Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Vitória de Barros Siqueira Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação em saúde., Saúde da Mulher., Núcleo de Atenção Psicossocial., Núcleo temático.

Resumo

 Diante da importância de aproximar a comunidade acadêmica dos serviços de saúde, o núcleo temático (NT) de promoção à saúde no processo de viver humano: atenção à saúde da mulher ofertado pelo Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) buscou utilizar a educação como instrumento de promoção da saúde e prevenção de doenças, contribuindo para a autonomia das pessoas da comunidade, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade. Este manuscrito tem como objetivo relatar a experiência de um grupo de acadêmicos de Enfermagem e Ciências Farmacêuticas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), utilizando da educação em saúde para compartilhar conhecimentos inerentes à promoção e prevenção, enfatizando a saúde da mulher. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção de oficinas temáticas assim como sua aplicação junto aos usuários do CAPS na cidade de Petrolina-PE. Ao final da vivência, percebeu-se que as expectativas foram atingidas, visto que houve um engajamento entre os discentes e os usuários, com interações, discussões sobre os temas, além de inúmeros questionamentos e relatos pessoais demonstrando interesse pelas temáticas abordadas. Foi notável o quanto essas trocas de conhecimentos foram importantes, tanto para os usuários, que puderam adquirir conhecimentos importantes para sua realidade, quanto para os acadêmicos, que obtiveram experiências válidas para sua construção profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefania Evangelista dos Santos Barros, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Recursos Naturais do Semiárido pela Universidade do Vale do São Francisco

Docente do colegiado de Enfermagem-Universidade Federal do Vale do São  Francisco  

Iris Caliane Coelho de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

 

Graduanda de Enfermagem

Universidade Federal do Vale do São Francisco 

Luis Henrique Alves de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando de Enfermagem

Universidade Federal do Vale do São Francisco  

 

Maria Ianne Moreira Leite, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduanda de Ciências Farmacêuticas 

Universidade Federal do Vale do São Francisco 

Martha Halana Bastos da Rocha, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduanda de Enfermagem

Universidade Federal do Vale do São Francisco 

Roberta Vania dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduanda de Enfermagem.

Universidade Federal do Vale do São Francisco 

Thiago Araújo Gomes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando de Enfermagem.

Universidade Federal do Vale do São Francisco 

Vitória de Barros Siqueira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Assistente Colegiado de Enfemagem

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Barros, S. E. dos S., de Souza, I. C. C., de Souza, L. H. A., Leite, M. I. M., da Rocha, M. H. B., dos Santos, R. V., Gomes, T. A., & Siqueira, V. de B. (2020). EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 426–451. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/452