A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO PRISIONAL
Palavras-chave:
Ensino, Educação em saúde, Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Práticas interdisciplinaresResumo
As práticas educativas no processo ensino-aprendizagem são estratégias diferenciadas para a compreensão da integralidade e descentralização da assistência à saúde, bem como permitem o compartilhamento de informações e auxiliam na redução de agravos. A atuação precoce dos discentes neste contexto oportuniza o contato extramuros com as populações, assim o presente estudo buscou compreender as repercussões do uso das metodologias ativas na promoção à saúde. Representa um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem e farmácia na Cadeia Pública Feminina de Petrolina–PE, instigados pela proposta de ensino da disciplina de Núcleo temático intitulado “Promoção à Saúde no Processo de Viver Humano: Atenção à Saúde da Mulher”, ofertado pelo colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco. A metodologia empregada concentrou-se na ideia de oficinas educativas, dinâmicas de grupo e observação/escuta dos participantes. Percebeu-se durante as atividades educativas o efeito positiyo do uso de metodologias ativas e o empenho das reeducandas em aprender, questionar e relacionar com o contexto em que estão inseridas. Ademais, a experiência proporcionou aos discentes o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação, compartilhamento de conhecimento e exercício da escuta ativa para atender as necessidades das mulheres reclusas. Assim, a experiência de ensino no âmbito prisional permitiu a observação da assistência às mulheres em cárcere, bem como despertou os discentes acerca da importância da educação em saúde, proporcionando uma formação singular para futuras atuações como profissionais.
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