A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO PRISIONAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Educação em saúde, Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Práticas interdisciplinares

Resumo

As práticas educativas no processo ensino-aprendizagem são estratégias diferenciadas para a compreensão da integralidade e descentralização da assistência à saúde, bem como permitem o compartilhamento de informações e auxiliam na redução de agravos. A atuação precoce dos discentes neste contexto oportuniza o contato extramuros com as populações, assim o presente estudo buscou compreender as repercussões do uso das metodologias ativas na promoção à saúde. Representa um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem e farmácia na Cadeia Pública Feminina de Petrolina–PE, instigados pela proposta de ensino da disciplina de Núcleo temático intitulado “Promoção à Saúde no Processo de Viver Humano: Atenção à Saúde da Mulher”, ofertado pelo colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco. A metodologia empregada concentrou-se na ideia de oficinas educativas, dinâmicas de grupo e observação/escuta dos participantes. Percebeu-se durante as atividades educativas o efeito positiyo do uso de metodologias ativas e o empenho das reeducandas em aprender, questionar e relacionar com o contexto em que estão inseridas. Ademais, a experiência proporcionou aos discentes o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação, compartilhamento de conhecimento e exercício da escuta ativa para atender as necessidades das mulheres reclusas. Assim, a experiência de ensino no âmbito prisional permitiu a observação da assistência às mulheres em cárcere, bem como despertou os discentes acerca da importância da educação em saúde, proporcionando uma formação singular para futuras atuações como profissionais.

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Biografia do Autor

CYNTHIA LAYSE FERREIRA DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco 

KEDMA DE MAGALHAES LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Docente de Enfermagem da Univasf.

KALLINY MIRELLA GONÇALVES BARBOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Acadêmica de Enfermagem (Univasf).

ANA QUESIA LOPES COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Acadêmica de Enfermagem (Univasf)

GABRIELA GARCIA DE ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Acadêmica de Enfermagem (Univasf)

RAÍ BARROS GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Acadêmico de Enfermagem (Univasf)

TALITA ABBGAIL VIEIRA AMORIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Acadêmica de Farmácia ( Univasf)

YOLANDA SILVA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Acadêmica de Enfermagem ( Univasf)

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Publicado

2020-04-27

Como Citar

VIEIRA, M. C. A., DE ALMEIDA, C. L. F., LIMA, K. D. M., BARBOSA, K. M. G., COSTA, A. Q. L., DE ANDRADE, G. G., GOMES, R. B., AMORIM, T. A. V., & SANTOS, Y. S. (2020). A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO PRISIONAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 468–486. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/455

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