ESTÁGIO NA MODALIDADE DE PROJETOS
DESAFIOS E CONSTRUÇÕES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Palavras-chave:
Ciências da Natureza, Educação do Campo, Estágio na modalidade de Projeto, Oficinas TemáticasResumo
Neste artigo, trazemos as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado II em Educação do Campo, realizado durante o VI semestre do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no ano de 2017. Foi desenvolvido em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública do campo situada em um município do interior do estado da Bahia. O objetivo é relatar as experiências vivenciadas no desenvolvimento do estágio na modalidade de projeto e retratar a inserção, o planejamento, as observações, as regências, as avaliações e as oficinas realizadas pelos estagiários na unidade de ensino. Para alcançarmos este objetivo, revisamos obras de autores como Caldart (2012), Almeida e Pimenta (2014), Pimenta e Lima (2004; 2012), Queiroz (2011), Franco (2012) entre outros, que nos auxiliaram no ganho de subsídios para abordarmos a questão do estágio supervisionado e a sua importância na formação docente.Durante a regência, desenvolvemos duas oficinas. Nessas oficinas, procuramos usar metodologia de trabalho em grupo, com a abordagem fundamentada em atividades que promovessem a interlocução entre os docentes e os alunos, para que o conhecimento fosse construído a partir da ação e da reflexão. Observamos um interesse pelas atividades propostas, permitindo a ressignificação da temática por parte dos alunos. No final do processo, os alunos socializaram as oficinas em uma Feira de Ciências no pátio da escola, o que se configurou como um espaço de socialização do estágio. O resultado das oficinas sugere ser essa prática pedagógica eficaz na formação de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.