A IMPORTÂNCIA DO USO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DA BIOLOGIA

UMA ABORDAGEM METACOGNITIVA

Autores

  • Geida Maria Cavalcanti de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geisiele de Sousa Teotonio Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Leonardo Rodrigues Sampaio Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geazi Rosa Oliveira Teotonio Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Sávio Luiz Pereira Nunes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Ensino da Biologia, Metacognição, Estratégias de aprendizagem

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar e discutir referenciais teóricos da educação e da psicologia cognitiva, relacionados às dificuldades no processo ensino-aprendizagem de Biologia no Brasil e ao uso de aulas práticas, promovendo o desenvolvimento da metacognição, a fim de facilitar a aprendizagem. Para tanto, foi feita uma revisão de literatura nas áreas de Educação e Psicologia, focando o ensino de Biologia, com um olhar voltado para a metacognição e aulas práticas. Os resultados indicaram a importância de se considerar o papel da metacognição nesse ensino, para que o estudante desenvolva a capacidade de autorregular a construção do conhecimento. Conclui-se que a utilização de aulas práticas é uma importante ferramenta para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento metacognitivo dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Geida Maria Cavalcanti de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Psicologia.

    Professora da Univasf

  • Geisiele de Sousa Teotonio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestre em Psicologia (Univasf).

    Professora na Escola Manoel Nunes Barbosa

  • Leonardo Rodrigues Sampaio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Psicologia Cognitiva

    Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

  • Geazi Rosa Oliveira Teotonio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Laboratório clínico de microbiologia da Univasf. Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas.

  • Sávio Luiz Pereira Nunes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Mestrando no programa de Recursos Genéticos e Vegetais

Downloads

Publicado

2019-07-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE SOUSA, Geida Maria Cavalcanti; TEOTONIO, Geisiele de Sousa; SAMPAIO, Leonardo Rodrigues; TEOTONIO, Geazi Rosa Oliveira; NUNES, Sávio Luiz Pereira. A IMPORTÂNCIA DO USO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DA BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM METACOGNITIVA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 201–220, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/484. Acesso em: 11 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 587

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)