OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE AGRONOMIA E SUA INTERAÇÃO COM A POLÍTICA NACIONAL DE ATER

Autores

  • Jazon Ferreira Primo Junior Prefeitura Municipal de Irecê-BA
  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Univasf
  • Marcia Bento Moreira Univasf

Palavras-chave:

Extensão Rural, Universidade, PNATER, Currículo

Resumo

A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural constituiu-se, nos últimos anos, como uma ferramenta primordial para o desenvolvimento das atividades rurais voltadas para a agricultura familiar. A sua construção a partir de um processo participativo pelas diversas esferas sociais, fez dela um instrumento legítimo para as ações de assistência técnica e extensão rural promovidas pelo Estado brasileiro. Essa pesquisa teve como objetivo, analisar a interação dos currículos dos cursos de agronomia da UFRB, Univasf, UEFS e UNEB (Juazeiro) com a PNATER. A análise documental se deu a partir dos Projetos Pedagógico dos Cursos (PPC) nos itens Princípios, Perfil do Egresso e Matriz Curricular, assim como os Princípios, Objetivos e Público beneficiário da lei 12.188/2010 - Lei de Ater. A integração dos currículos dos cursos de agronomia das universidades pesquisadas se dá em níveis diferentes com a PNATER, sendo o desenvolvimento sustentável e a agroecologia contemplados em todos os PPC dos cursos pesquisados. O nível de interação diferiu pela quantidade de disciplinas e o detalhamento dessas com as temáticas da PNATER. Nesse sentido o PPC do curso de agronomia da UEFS se destacou de modo diferenciada no detalhamento de disciplinas que abordam de maneira específica a maioria dos temas da PNATER.

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Biografia do Autor

  • Jazon Ferreira Primo Junior, Prefeitura Municipal de Irecê-BA

    Mestre em Extensão Rural

    Prefeitura Municipal de Irecê-BA

  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Univasf

    Doutora em Desenvolvimento Sócioambiental

    Universidade Federal do vale do São Francisco

  • Marcia Bento Moreira, Univasf

    Doutora em Medicina Veterinária

    Universidade Federal do Vale do São Francisco

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Publicado

2019-06-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE AGRONOMIA E SUA INTERAÇÃO COM A POLÍTICA NACIONAL DE ATER. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 171-200. https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/516

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