REVISITANDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POR ALUNOS E DOCENTES DE UM INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FLUMINENSE

Autores

  • Luiz Fernandes da Costa Faculdade Machado de Assis

Palavras-chave:

Representações Sociais, Curso Normal, Formação Docente, Revisão, Confirmação

Resumo

Este estudo procurou conhecer indícios das representações sociais de formação para o magistério elaboradas por professores e alunos concluintes de Curso Normal Médio. A coleta de dados foi realizada em instituição localizada na cidade do Rio de Janeiro, inaugurada em 1959, ainda hoje considerada referência no ensino. A coleta de dados compreendeu atividades de observação nas dependências do instituto, registradas em diário de campo reflexivo, e aplicação de um teste de associação livre a 66 professores e 188 formandos em 2009. A partir da expressão indutora “formação para o magistério” os participantes associaram três palavras, expressões ou frases que lhes ocorriam quando aquela foi mencionada. Solicitou-se também que justificassem as palavras escolhidas. As palavras evocadas foram submetidas ao software EVOC que identifica os possíveis elementos do núcleo central(NC) considerando a frequência(F) e a ordem média(OME). O NC da representação social de “formação para o magistério” para aos professores é composto pelos elementos ‘compromisso, vocação e educação’; para os formandos, os elementos são ‘educação, responsabilidade e vocação’. Identificadas essas centralidades, buscou-se entender o conteúdo das representações recorrendo-se às justificativas elaboradas pelos participantes. O resultado da pesquisa surpreendeu ao pesquisador. Todavia a partir de 2012 começa a se desvelar a partir de novos profissionais que chegam ao instituto e não concordam com o modelo de formação de professores, gerando um certo conflito. Em 2015 ocorre o desfecho quando o investigador descobre que a profissionalização do curso se dá através de livros de autoajuda, confirmando efetivamente para esse a veracidade da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernandes da Costa , Faculdade Machado de Assis

Doutorando em Epistemologia e História da Ciência – UNTREF - AR

Faculdade Machado de Assis (FAMA) – Rio de Janeiro 

 

Downloads

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Costa , L. F. da . (2019). REVISITANDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POR ALUNOS E DOCENTES DE UM INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FLUMINENSE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 404–422. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/552

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade