CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR

Autores

  • Vera Lúcia Chalegre de Freitas UPE
  • Natália Couto de Almeida UPE

Palavras-chave:

Representações sociais, Avaliação de aprendizagem, Técnica de associação livre de palavras, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este estudo intenta mostrar os campos de representac?o?es sociais de avaliac?a?o de aprendizagem, a partir de uma pesquisa de campo com vinte estudantes concluintes do curso de licenciatura em cie?ncias biolo?gicas do agreste pernambucano. A investigac?a?o teve como aporte no campo de representac?a?o, dimenso?es e imagem, do pensamento moscoviciiano. E o entendimento luckesiiano sobre a avaliac?a?o da aprendizagem, no que concerne aos atos de examinar e avaliar. O estudo mostrou que os discentes revelaram dois campos de representac?a?o: Avaliac?a?o como ato de examinar representado por provas, notas, aprovac?o?es e reprovac?a?o; e avaliac?a?o como processo (avaliac?a?o formativa). Assim, os dados corroboram para o pensamento de que os estudantes esta?o incorporando a? avaliac?a?o processual formativa, visando criticar o modelo de avaliac?a?o como ato de examinar por provas (notas). A pesquisa sinaliza para ampliac?a?o dos estudos sobre a avaliac?a?o da aprendizagem para os cursos das demais licenciaturas e de forma especial para as questo?es de avaliac?a?o quanto ao ato de examinar e ato de avaliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Chalegre de Freitas , UPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Docente Adjunta pela Universidade de Pernambuco-UPE- Campus Garanhuns

Natália Couto de Almeida , UPE

 

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na UPE- Garanhuns

Downloads

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Chalegre de Freitas , V. L. ., & Couto de Almeida , N. . (2019). CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 423–446. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade