“POR QUE MUITAS PESSOAS TEM VERGONHA DE FALAR SOBRE SEXO?”

A VONTADE DE SABER E OS TABUS SOBRE SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rúbria de Cássia Magalhães e Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Graziele Corrêa Amorim Universidade Federal de Viçosa
  • Heloisa Raimunda Herneck Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Corpo, Sexualidade, Cotidiano, Infância

Resumo

O presente trabalho tem como escopo retornar a uma prática pedagógica desenvolvida, durante a atuação docente, em uma sala do 5º ano do Ensino Fundamental I. Tal exercício ocorreu junto aosagenciamentosentre o currículo, o livro didático e os questionamentos sobre o corpo e a sexualidade tramados pelas crianças. Primeiro, apresentamos o espaço em que a prática se desenrolou e, igualmente,os afetos que permitiram o retorno a esse planejamento. Em um segundo momento,levantamos uma discussão a respeito dos estudos nos|com|emcotidianos e o modo como os mesmos nos possibilitaram reflexões acerca da temática.Assim, em seguida, discutimos junto com a formação do docente, as pesquisas sobre a temáticaenunciada e os conceitos “corpo e sexualidade”.Acompanhando e nos abrindo a uma sensibilização entre as crianças, também pontuamos o modo que se desenvolveu a implementação de uma caixinha da vergonha e como as perguntas encontradas na mesma geraram possíveis compreensões sobre os nossos corpos e as sexualidades. Enfim, buscamos mergulhar junto aos desafios e as possibilidades da produção de outras práticas pedagógicas que nos conduziram a (re)pensar a constituição do corpo e da sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rúbria de Cássia Magalhães e Silva, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação

Universidade Federal de Viçosa

Graziele Corrêa Amorim, Universidade Federal de Viçosa

Mestra em Educação (2017) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Heloisa Raimunda Herneck, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado e Mestrado em Educação na Universidade Federal de São Carlos

Professora adjunta no Departamento de Educação (UFV)

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Magalhães e Silva, R. de C., Corrêa Amorim, G., & Raimunda Herneck, H. (2020). “POR QUE MUITAS PESSOAS TEM VERGONHA DE FALAR SOBRE SEXO?”: A VONTADE DE SABER E OS TABUS SOBRE SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 280–304. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/578