A DIMENSÃO SOCIOEDUCATIVA DO SERVIÇO SOCIAL E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLAÇÃO DE DIREITOS LGBT+

Autores

  • Juliana Siqueira da Silva Associação de ensino e cultura de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva

Palavras-chave:

Serviço Social. Movimentos sociais. LGBT . Direitos sociais.

Resumo

Objetivamos problematizar, com este trabalho, como as demandas LGBT+ estão localizadas no interior do Serviço Social enquanto campo produtor de conhecimento. Foi necessário um trajeto metodológico capaz de conectar dois pontos de encontros: de um lado, questões teóricas e, de outro, questões vinculadas ao exercício profissional. Optamos pela pesquisa de base exploratória e descritiva com recursos da revisão sistemática de literatura e, posteriormente, a análise de um questionário sobre a atuação de uma assistente social junto a uma Organização da Sociedade Civil (OSC) da área da saúde, o Serviço de Esperança e Incentivo à Vida Agora (SEIVA). A atuação do SEIVA se faz no terreno dos movimentos sociais de utilidade pública que atuam com uma proposta socioeducativa em defesa, apoio, prevenção e enfrentamento da violação de direitos de pessoas LGBT+, realizando suas atividades socioeducativas em instituições escolares, serviços de convivência, postos de saúde e etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Siqueira da Silva, Associação de ensino e cultura de Mato Grosso do Sul

Assistente Social da Prefeitura Municipal de Três Lagoas/MS. Bacharela em Serviço Social pela Associação de ensino e cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS).

Fernando Guimarães Oliveira da Silva

Professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Jardim). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX da UEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE da UEMS).

Downloads

Publicado

2020-09-06

Como Citar

Silva, J. S. da, & Silva, F. G. O. da. (2020). A DIMENSÃO SOCIOEDUCATIVA DO SERVIÇO SOCIAL E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLAÇÃO DE DIREITOS LGBT+. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 104–131. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/882