CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

OS PRINCIPAIS FATORES DETERMINANTES PARA O AFASTAMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE

Autores

  • Carlos Antonio Ferreira da Silva Barros Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Adriana Gradela Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Mal-estar, Impacto, Ausência Docente

Resumo

A formação acadêmica, as condições de trabalho, doenças desenvolvidas e o afastamento das atividades docentes têm exigido do professor atitudes diferentes de outros tempos, pois refletem o desrespeito dos sistemas de ensino para com a categoria, fortalecendo os sindicatos na luta pela a aplicação da legislação vigente. Este artigo buscou, através da pesquisa bibliográfica, relacionar os principais descritores sobre as doenças e os fatores que contribuem para o afastamento das atividades docentes. Os resultados demonstraram que os estudos sobre o mal-estar docente, a qualidade de vida e o afastamento de suas funções são restritos e pouco realizados pelas políticas públicas, visto que não existe uma legislação específica ou disciplina sobre esta temática na formação acadêmica ou nos sistemas de ensino, que não dispõem de centros especializados para a prevenção e recursos terapêuticos. Assim, a responsabilidade pela formação e o tratamento de doenças é transferindo para o professor, levando-o ao afastamento de suas atividades cada vez mais precocemente. Conclui-se que estes fatos sinalizam para a necessidade de consolidação de políticas de valorização mais abrangentes para o professor que contemplem além do salário, também a formação inicial e continuada, visando o bem-estar docente.

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Biografia do Autor

Carlos Antonio Ferreira da Silva Barros, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialização em Docência em Biologia

Adriana Gradela, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Zootecnia (UNESP)

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Publicado

2017-08-02

Como Citar

Barros, C. A. F. da S., & Gradela, A. (2017). CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: OS PRINCIPAIS FATORES DETERMINANTES PARA O AFASTAMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(13). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/9

Edição

Seção

Artigos