A UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

UM PARADIGMA DA EXPANSÃO?

Autores

  • Patrick Campos Araújo UPE
  • Icarema Campos Cusati UPE

Palavras-chave:

UNVASF., Expansão., Interiorização., Educação Superior.

Resumo

O presente trabalho compõe capítulo de dissertação sobre a educação superior pública no submédio São Francisco, a partir do estudo de caso da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, com a análise de registros e dados oficiais. O objetivo é a investigação do processo de consolidação da UNIVASF, que ocorreu no período de 2003 a 2006, durante o período do chamado “Programa Expandir”. Buscou-se localizar as origens e marcos legais da instituição de forma a compreender se ela de fato significou um novo paradigma do processo de expansão e interiorização da educação superior pública no Brasil, em razão de ser a primeira Universidade Federal criada no submédio São Francisco e possuir caráter regional, voltada para a formação da população local. Verificou-se que a UNIVASF se consolidou de fato como um paradigma da expansão, iniciando um novo período para a região do submédio São Francisco e para os futuros processos de interiorização da educação superior pública no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Campos Araújo, UPE

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2017). Especialista em Direito Público Municipal pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE (2019). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI da Universidade de Pernambuco (UPE).

Icarema Campos Cusati, UPE

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional, da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Ensino-aprendizagem de Matemática, Didática da Matemática, Avaliação Educacional, Docência no Ensino Superior, Formação de Professores para a Diversidade Cultural e Educação a Distância. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores na perspectiva Intercultural com foco em Internacionalização da Educação Superior e em Avaliações da Educação Superior Intercultural na América Latina. Membro afiliado da Rede CpE, atua como Parecerista ad-hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Campos Araújo, P., & Campos Cusati, I. (2019). A UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO: UM PARADIGMA DA EXPANSÃO?. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 120–157. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/919

Edição

Seção

Artigos