A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Antonio Carlos de Souza Universidade Estadual Paulista https://orcid.org/0000-0002-8044-0481
  • Ananda de Oliveira Varlesse Instituto Nossa Senhora Auxiliadora

Palavras-chave:

Educação Matemática, Jogos matemáticos, Raciocínio dedutivo, Raciocínio indutivo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades de raciocínio indutivo e dedutivo através de um jogo intitulado “Jogo dos Círculos”. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida com a participação de 25 alunos, matriculados no quinto ano de uma escola municipal da cidade de xxxx. Para nortear esta pesquisa, foi elaborada a seguinte questão: “Qual contribuição a Resolução de Problemas através do uso de jogos irá produzir no desenvolvimento do raciocínio indutivo e dedutivo de alunos do 5º ano dos Anos Iniciais?”. Na referida pesquisa foram realizados três encontros nos quais o jogo aplicado de três formas diferentes. Para a coleta de dados foram feitos registros em áudio, registros fotográficos, assim como registros escritos. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos pelo jogo e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos frente aos problemas propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos de Souza, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor Assistente Doutor, Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista, Campus de Guaratinguetá.

 

Ananda de Oliveira Varlesse, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Guaratinguetá
Professora de Matemática no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora

Downloads

Publicado

2020-06-09 — Atualizado em 2020-06-09

Como Citar

de Souza, A. C., & de Oliveira Varlesse, A. (2020). A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 36–60. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959