MANUSCRITO EM RETRATAÇÃO - O artigo foi retirado a pedido do autor.
EDUCAÇÃO DE CIGANOS: TRAJETÓRIAS, EXCLUSÃO SOCIAL E ESCOLARIZAÇÃO
Mots-clés :
Educação; Políticas educacionais; Ciganos; Metodologias ativas.Résumé
A educação no campo da legislação e das políticas educacionais brasileiras tem sido pensada de forma democrática, igualitária e para todos. Por isso, neste texto, propomos uma discussão sobre alguns elementos históricos das trajetórias dos ciganos, seus mitos fundadores e as possíveis raízes dos processos discriminatórios que sofreram ao longo dos tempos e ainda sofrem na atualidade. Dessa forma, após uma revisão bibliográfica, historiográfica e documental, buscamos fundamentar a discussão sobre as formas como os ciganos têm sido representados nos espaços sociais brasileiros e os possíveis impactos disto nas políticas para a sua educação que, aparentemente, vêm ocasionando insucessos e evasão escolar. Por fim, como uma forma de manutenção dos grupos ciganos nos espaços escolares, propomos o uso metodologias ativas que atendam às demandas destes sujeitos como estratégias de manutenção da sua cultura, da valorização da sua história e de sua inserção nos espaços escolares, reconhecendo assim, seus direitos humanos e sociais.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2020

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

