POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Ana Paula de Andrade Janz Elias Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Marcelo Souza Motta Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marco Aurélio Kalinke Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino de Matema´tica, Smartphones, Aplicativos Educacionais Móveis, Equações do Segundo Grau

Resumo

Neste artigo é apresentado os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Nela buscou-se identificar a possibilidade de promover, a partir da exploração de aplicativos educacionais móveis, a Aprendizagem Significativa para alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Curitiba. Com um viés qualitativo, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: sequências didáticas; observações; anotações; questionários; gravações; mapas conceituais; produções de textos e discussões em grupo. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções das teorias Construcionista e da Aprendizagem Significativa. Os resultados da investigação demonstraram que é possível promover um ambiente diferenciado em sala de aula, a partir do uso de aplicativos educacionais móveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Andrade Janz Elias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018); Aluna de Pós-Graduação Doutorado em Educação pela PUCPR, desde 2019; Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Grupo Rhema (2016) e especialista em Psicomotricidade também pelo grupo Rhema (2016); Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2005) e formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020). É membro do GPTEM (Grupo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação Matemática) desde o segundo semestre do ano de 2016; É membro do GPINTEDUC (Grupo de Pesquisa Inovação e Tecnologias na Educação) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, desde o ano de 2017; É membro do Grupo CIDES (Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior), desde 2019. Já atuou como professora da Educação Básica e professora do Ensino Superior. Também já atuou como gestora de escola da rede pública municipal de Curitiba. Atualmente é coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade Fidelis, produz diferentes materiais pedagógicos para algumas instituições de ensino e faz pesquisas na área de formação de professores, especialmente àqueles que atuam na Educação Básica e àqueles que utilizam-se de Tecnologias Digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Ministra, para a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), cursos de extensão para a capacitação de estudantes, professores e pesquisadores para a utilização do software de Análise de Dados ATLAS.ti.

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUCMG e ​​graduação em Matemática pela UFES. Atualmente é professor adjunto da UTFPR, coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR e do Programa de Pós-gradu​​ação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. ​L​íder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC)​. ​​Possui interesse​s​ de pesquisa​s​ relacionadas em: Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática; Objetos de aprendizagem; pensamento computacional; programação visual (intuitiva); aplicativos educacionais móveis; jogos digitais; formação de professores para o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática;  metodologias ativas no ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática; MOOCs; Educação Aberta e a Distância; Recursos Educacionais Abertos; Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Marco Aurélio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tem pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto), mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. Atualmente é professor Associado, com Dedicação Exclusiva, da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Foi diretor de colégios e faculdades e professor de Ensino Fundamental, Médio e Pré-vestibular. Autor/Organizador de diversos livros, entre os quais "Docência: trinta anos de aprendizagem", "A Lousa Digital e outras tecnologias na Educação Matemática", "Educação Matemática: pesquisas e possibilidades", e "Para Não Ser Um Professor do Século Passado". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente com: tecnologia educacional, internet e educação, internet e aprendizagem e formação de professores de Matemática. É membro líder do GPTEM: Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Elias, A. P. de A. J. ., Motta, M. S., & Kalinke, M. A. (2020). POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 319–353. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214

Edição

Seção

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias