EFEITOS DO DISCURSO DE ÓDIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO SOCIOMORAL

ENSAIO TEÓRICO

Autores

  • Franciela Félix de Carvalho Monte Universidade de Pernambuco
  • Maria Aline Rodrigues de Moura Universidade de Pernambuco -UPE
  • Pâmela Rocha Bagano Guimarães Universidade de Pernambuco - UPE

Palavras-chave:

Discurso de ódio, Moralidade, Teorias dos Domínios Sociais, Desenvolvimento Sociomoral

Resumo

O discurso de ódio pode ser caracterizado como um tipo de violência que envolve o insulto e a intimidação de pessoas ou grupos, em função da sua raça, religião ou orientação sexual. De acordo com a Teoria dos Domínios Sociais, a exposição e o engajamento nesse tipo de conduta podem contribuir para um julgamento no qual o respeito à diversidade humana é enfraquecido, tendo em vista as preferências pessoais do perpetrador, ou práticas historicamente legitimadas de preconceito e discriminação contra minorias. O objetivo do presente trabalho é analisar como o discurso de ódio se relaciona com a moralidade, apontando seus possíveis efeitos na socialização. Para tanto, serão apresentadas algumas estratégias de enfrentamento ao discurso de ódio, adotadas em outros países e discutidas as implicações deste conhecimento para implantação de ações interventivas no contexto educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciela Félix de Carvalho Monte, Universidade de Pernambuco

Professora da Universidade de Pernambuco - UPE

Doutora em Psicologia Cognitiva - UFPE

Maria Aline Rodrigues de Moura, Universidade de Pernambuco -UPE

Professora assistente da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. É doutoranda do programa de pós-graduação em Psicologia cognitiva da UFPE. Possui Mestrado em Psicologia cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Apresenta interesse em pesquisas que envolvam as temáticas Psicologia cognitiva, Psicometria, Psicologia da Educação e Psicologia do esporte.

ORCID: 0000-0001-5689-7898

Pâmela Rocha Bagano Guimarães, Universidade de Pernambuco - UPE

Professora Assistente da Universidade de Pernambuco - UPE. Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Pesquisadora interessada na área de Psicologia Cognitiva, em especial desenvolvimento Socioafetivo.

ORCID: 0000-0002-7703-3033

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Félix de Carvalho Monte, F., Rodrigues de Moura, M. A. ., & Rocha Bagano Guimarães, P. . (2021). EFEITOS DO DISCURSO DE ÓDIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO SOCIOMORAL: ENSAIO TEÓRICO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 56–83. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/963