EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, NEOLIBERALISMO E CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

INFLUÊNCIAS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NOS CEFET E IFET

Autores

  • Raquel Cristina Lucas Mota UFVJM

Palavras-chave:

Trabalho, Política Social, Educação

Resumo

Este estudo debate sobre expansão da Educação Profissional Tecnológica (EPT) no Brasil, mediante o contexto do neoliberalismo e incorporação deste pelo país. Apresenta fenômenos societários sobre o processo de contrarreforma da educação brasileira, expõe as influências e recomendações dos organismos internacionais – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Banco Mundial (BM) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – para implementação da EPT no Brasil, com enfoque nos Cefet e Ifet. O objetivo deste texto é debater como ocorreu a expansão da EPT, a partir dos anos 1990 até a atualidade, com a adoção pelo país ao ideário neoliberal, destacando as recomendações e metas postas pelos organismos internacionais para o desenvolvimento das ações da EPT no Brasil e,ampliação de investimentos do país na educação, com formação de mão de obra mais qualificada, desde que seguindo recomendações destes organismos: redução da pobreza, ampliação da segurança e crescimento econômico. A metodologia foi: revisão teórico-bibliográfica histórico-crítica e, pesquisa documental, a partir de autores consagrados que estivessem em consonância com os temas abordados. Foram consultadas teses, dissertações e artigos científicos. Pesquisou materiais produzidos pelo MEC. E documentos elaborados pela UNESCO, BM e BID. As principais conclusões: a EPT ainda mantém o caráter de dualidade, nas modalidades de ensino ofertadas pelas instituições da rede Cefet e IFEt. Essa dualidade ocorre, por um lado, com cursos voltados para formação propedeutica, formação totalizante, com acesso a conteúdos de ciências, tecnologia e cultura. Por outro lado, essas instituições tambpem ofertam cursos voltados para a formação técnica, de caráter instrumental, com o propósito de acelerar a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, o que significa que o Brasil busca atender as prescrições postas pelos organismos internacionais.

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

Mota, R. C. L. (2021). EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, NEOLIBERALISMO E CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: INFLUÊNCIAS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NOS CEFET E IFET. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 394–422. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1314