CURIOSITZ

UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM NARRATIVAS NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO CURSO DE JORNALISMO

Autores

  • Regysane Botelho C Alves Universidade Federal do Maranhão
  • Marcos Fábio Belo Matos Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Jornalismo, Produção textual, Narrativa, Curiositz

Resumo

Este artigo é um resgate de uma experiência de sala de aula, realizada entre agosto e dezembro de 2019, no âmbito da disciplina Laboratório de Produção Textual, do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, da UFMA – Imperatriz. A iniciativa foi pensada e efetivada para dar uma faceta mais prática e significativa a uma das unidades do conteúdo da referida disciplina, a saber: o estudo das Tipologias Textuais, notadamente a Narração, que é uma das estruturas mais utilizadas na produção jornalística, nos seus principais gêneros: a notícia e a reportagem. Este texto faz um relato dessa experiência, empreendida pelos dois professores que ministraram, conjuntamente, a disciplina, no primeiro semestre de 2019, e apresenta os seus resultados práticos: o livro CURIOSITZ, que reuniu a produção dos alunos da turma e teve uma edição impressa, lançada no XVII Salão do Livro de Imperatriz – Salimp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regysane Botelho C Alves, Universidade Federal do Maranhão

Professora de Língua Portuguesa, Lingua Inglesa e Teoria do Discurso na Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília. 

Marcos Fábio Belo Matos, Universidade Federal do Maranhão

Marcos Fábio Belo Matos, Universidade Federal do Maranhão Professor do Curso de Jornalismo da UFMA; Pós-doutor em Comunicação pela Unisinos.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Botelho C Alves, R., & Belo Matos, M. F. . (2021). CURIOSITZ: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM NARRATIVAS NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO CURSO DE JORNALISMO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 593–616. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1387