O USO DO CONCRETO E A AÇÃO LÚDICA NA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS

Autores

  • Nájela Tavares Ujiie UNESPAR
  • Eliane Paganini da Silva UNESPAR, Campus Apucarana

Palavras-chave:

Pedagogia, Formação de Professores, Educação Matemática, Ensino da Matemática, Lúdico

Resumo

No âmbito do curso de Pedagogia a formação de professores demanda ser cunhada de modo polivalente e interdisciplinar, uma vez que de acordo com as diretrizes curriculares nacionais o formado na área atuará profissionalmente na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão educacional e demais contextos relacionados à educação e ao processo ensino e aprendizagem. A educação matemática é parte integrante da seara formativa do professor pedagogo e efetiva-se via disciplina de Princípios Teóricos e Metodológicos do Ensino da Matemática (PTMEM), a qual prima por articular os saberes docentes (curriculares, disciplinares e experienciais) numa correlação dinâmica entre teoria e prática, capaz de instrumentalizar a práxis educativa. Frente ao exposto, temos por prerrogativa discorrer neste artigo sobre o delineamento formativo e educativo no que tange a educação matemática no âmbito do curso de Pedagogia, com ênfase no uso do concreto e da ação lúdica, pois a inicialização aos conhecimentos matemáticos deve considerar a criança em sua singularidade, seus conhecimentos prévios, as experiências vivenciadas e o percurso subsidiário à construção de conceitos, dimensões caras a formação do pedagogo. Evidenciamos a trajetória da disciplina a partir de um relato dialógico que clarifica os pressupostos teóricos e metodológicos forjados no processo. Assim os resultados do caminhar consolidado no espaço-tempo de PTMEM evidenciam que embora inicialmente os acadêmicos tenham uma visão negativa da matemática esta se dissipa ao longo da disciplina, a correlação teoria e prática produz engajamento e as oficinas pedagógicas que articulam uso do concreto e elaboração de materiais lúdicos para o ensino da matemática, demonstram a implicação com o processo ensino e aprendizagem numa vertente significativa e comprometida com o tornar-se professor que possa ensinar matemática de modo bem diferente da memória educativa que carregam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nájela Tavares Ujiie, UNESPAR

 Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Educação Infantil. Mestre em Educação. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia. Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Interdisciplinar(PPIFOR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) ambos vinculados ao CNPq.

Eliane Paganini da Silva, UNESPAR, Campus Apucarana

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta e Coordenadora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Apucarana. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE).

Downloads

Publicado

2021-04-03

Como Citar

Tavares Ujiie, N., & Paganini da Silva, E. (2021). O USO DO CONCRETO E A AÇÃO LÚDICA NA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 276–298. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1446