A EDUCAÇÃO FÍSICA E O PIBID

CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA UMA PRÁTICA DE ENSINO

Autores

  • Mateus De Paula Borges Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Fabiana Celente Montiel Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas (IFSul)

Palavras-chave:

Formação inicial, PIBID, Metodologia ativa

Resumo

Levando em consideração as vivências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em relação às reuniões, planejamentos e intervenções no ambiente escolar, o presente relato de experiência tem como objetivo descrever o processo de atuação de um ex-bolsista do programa no campo da Educação Física, em uma escola no município de Pelotas, Rio Grande do Sul, com turmas do Ensino Médio, no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. As principais atividades do programa envolveram diagnóstico da escola, reuniões semanais, eventos de ensino sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e realização de cinco ações na escola ao longo do ano de 2019. As ações realizadas foram: 1) Acolhida dos/as alunos/as primeiranistas; 2) Oficina de Ginástica Rítmica e Ginástica Artística; 3) Oficina de Rugby; 4) 1ª Copa Tiradentes de Futsal; 5) Olimpíada das cores. Foi possível compreender a potencialidade desse programa para a construção de saberes relativos à docência, tendo em vista que colaborou efetivamente no contexto da formação inicial dos/as pibidianos/as, bem como levou para o espaço escolar as metodologias ativas, nas quais os/as alunos/as atuam de uma forma mais dinâmica e participativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus De Paula Borges, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Atualmente, estuda Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista FNDE do Programa de Educação Tutorial (PET) ESEF/ UFPel, como também é membro do Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol) atuando como professor do Projeto de Extensão Esporte na Escola: Jogando para Aprender e membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GEPEF). Tem experiência na área de Educação Física Adaptada com o Projeto Carinho e atuou como monitor voluntário da disciplina Pedagogia do Esporte (2019) e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PiBID/ESEF/UFPel de 2018 à 2020.

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas (IFSul)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é membro do grupo de pesquisa - GPEFE da Universidade Federal de Pelotas, professora ensino médio, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas e professora do curso de Especialização em Esporte Escolar do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, estágio supervisionados, ensino superior, ensino médio, autonomia, prática pedagógica e trajetória docente.

Publicado

2022-07-20

Como Citar

De Paula Borges, M., & Celente Montiel, F. . (2022). A EDUCAÇÃO FÍSICA E O PIBID: CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA UMA PRÁTICA DE ENSINO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 549–577. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1525