CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Givanildo da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Débora Cristina Massetto Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Aparecida Pereira Viana Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação, Formação de Professores, Currículo. Cultura Digital

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as contribuições propiciadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na aprendizagem, ensino e desenvolvimento do currículo, bem como identificar as possibilidades de mudanças educacionais evidenciadas com sua inserção nas escolas e universidades ligadas a distintos sistemas de ensino público ou privado. Tem como argumento central a integração das tecnologias ao currículo, desenhando o termo currículo a formação de professores e da cultura digital.  Toma como elemento fundante para essa construção o conceito de currículo enquanto uma construção social que se desenvolve na ação, em determinado tempo, lugar e contexto, com o uso de instrumentos culturais presentes nas práticas sociais. Para contribuir com essa construção, este artigo aponta, ainda, alguns dos temas que emergiram em relevantes debates sobre formação de professores e cultura digital.

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Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Débora Cristina Massetto, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Publicado

2022-08-27

Como Citar

Silva, G. da, Débora Cristina Massetto, & Maria Aparecida Pereira Viana. (2022). CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 192–214. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1007