DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Gabrielle Rosinski Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
  • Carolina Araujo Michielin Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
  • Amábili Fraga Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Palavras-chave:

Refugiados, Literatura infantil, migração, Ensino da geografia

Resumo

Nosso objetivo com este trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com a temática dos refugiados e migrações no ensino de geografia por meio da história de Mersene[1], com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, quando a criança vivencia o seu primeiro contato com a escola, cabe a esta mediar o seu processo de alfabetização. Todavia, muitas vezes esse processo fica limitado ao controle de técnicas de escrita e leitura, mas a alfabetização vai muito além desta tarefa. É nessa fase que se aprende a ter uma leitura do mundo e seus elementos, bem como compreender seu papel na sociedade. Dentro das muitas possibilidades didáticas encontramos a literatura infantil, que é um pilar onde as crianças despertam para o mundo imaginário e da fantasia.

 

[1] Personagem principal do livro “A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Rosinski, G., Araujo Michielin, C. ., Militz Wypyczynski Martins , R. E. ., & Fraga, A. . (2021). DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 84–100. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186