A PEDAGOGIA FREIRIANA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO
RUMO A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA?
Palavras-chave:
Pedagogia Freiriana, Educação de Jovens e Adultos do Campo, Educação EmancipatóriaResumo
O objetivo do presente trabalho consistiu em compreender como a pedagogia de Paulo Freire influencia nos documentos referentes ao processo educativo desenvolvido com jovens e adultos no campo rumo a uma educação emancipatória. Para atingir o referido intento, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental com método de análise fundamentado na teoria social crítica. A EJA é um direito assegurado à classe trabalhadora que durante o dia confia seus filhos e/ou familiares à escola pública, ou aos jovens que trabalham, ou aos que estão fora da escola e, à noite, buscam a escola para exercer seu direito à educação. Observou-se que a perspectiva freiriana perpassa os documentos da Educação de Jovens e Adultos do Campo, com conceitos que evocam a relação oprimido x opressor, a educação libertadora e a emancipação humana, porém ainda há muito o que avançar para que esses termos se materializem na vida cotidiana dos sujeitos, de modo que a experiência concreta possibilite o olhar crítico sobre os determinantes sócio-históricos de seu entorno e, consequentemente, o desenvolvimento de ações que visem à superação das problemáticas sociais que, na sociedade capitalista, são uma marca da realidade para a maioria da população trabalhadora no Brasil e no mundo. Ampliar o acesso, assegurar a permanência e garantir a continuidade são desafios cotidianos enfrentados pelas esferas de gestão, seja no nível central, intermediário ou local, uma vez que os direitos estão assegurados por lei e devem ser respeitados.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

