A PEDAGOGIA FREIRIANA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO

RUMO A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA?

Autores

  • Kelly Maria Gomes Menezes Universidade Federal do Ceará
  • José Ricardo Paula de Castro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Perla Almeida Rodrigues Freire Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Pedagogia Freiriana, Educação de Jovens e Adultos do Campo, Educação Emancipatória

Resumo

O objetivo do presente trabalho consistiu em compreender como a pedagogia de Paulo Freire influencia nos documentos referentes ao processo educativo desenvolvido com jovens e adultos no campo rumo a uma educação emancipatória. Para atingir o referido intento, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental com método de análise fundamentado na teoria social crítica. A EJA é um direito assegurado à classe trabalhadora que durante o dia confia seus filhos e/ou familiares à escola pública, ou aos jovens que trabalham, ou aos que estão fora da escola e, à noite, buscam a escola para exercer seu direito à educação. Observou-se que a perspectiva freiriana perpassa os documentos da Educação de Jovens e Adultos do Campo, com conceitos que evocam a relação oprimido x opressor, a educação libertadora e a emancipação humana, porém ainda há muito o que avançar para que esses termos se materializem na vida cotidiana dos sujeitos, de modo que a experiência concreta possibilite o olhar crítico sobre os determinantes sócio-históricos de seu entorno e, consequentemente, o desenvolvimento de ações que visem à superação das problemáticas sociais que, na sociedade capitalista, são uma marca da realidade para a maioria da população trabalhadora no Brasil e no mundo. Ampliar o acesso, assegurar a permanência e garantir a continuidade são desafios cotidianos enfrentados pelas esferas de gestão, seja no nível central, intermediário ou local, uma vez que os direitos estão assegurados por lei e devem ser respeitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Maria Gomes Menezes, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação

Universidade Federal do Ceará (UFC)

     

José Ricardo Paula de Castro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduação em Letras/Português - Universidade Federal do Ceará (UFC) Especialização em Língua Portuguesa e Docência do Ensino Superior - Faculdade FUTURA.

Perla Almeida Rodrigues Freire, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação

Universidade Federal do Ceará (UFC)

   

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Maria Gomes Menezes, K., Paula de Castro, J. R., & Almeida Rodrigues Freire, P. (2022). A PEDAGOGIA FREIRIANA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: RUMO A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA?. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 215–229. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1590