SENTIMENTOS E EMOÇÕES NA DOCÊNCIA

ENTENDIMENTOS DA COMUNIDADE CIENTÍFICA

Autores

  • Luana Maria Santos da Silva Ayres Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Fabrine Diniz Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Tanise Paula Novello Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Docência, Emoções, Sentimentos, Mapeamento

Resumo

Em um mundo permeado por processos acelerados de produção de informação se torna imprescindível abordar o papel do professor na educação. Nesse contexto, a função social do professor assume ainda mais destaque, uma vez que, instrumentar os sujeitos a questionarem e pensarem criticamente a realidade é fundamental. Contudo, esse novo cenário requer espaços educativos mais flexíveis e dinâmicos para conceber o processo de ensinar, a fim de construir uma sociedade com conhecimento. Diante disso, emerge a necessidade de entender e analisar os aspectos emocionais que fazem parte da profissão docente. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo analisar os entendimentos sobre os sentimentos e emoções na docência, para alcançar tal objetivo será realizado um mapeamento dos últimos 10 anos (2010-2020) na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio desse mapeamento encontraram-se onze pesquisas, sendo sete dissertações e quatro teses. Por meio da análise desses estudos foi possível observar que inúmeros sentimentos e emoções surgem no decorrer dos anos de profissão, mas o apoio dos pais dos alunos, dos colegas e da equipe gestora tem um papel fundamental para que eles sejam positivos. Ressalta-se que o emocionar dos professores deve ser estudado, pois se o docente não está emocionalmente bem ele não irá conseguir realizar seu trabalho de forma satisfatória, além disso ele poderá sofrer danos na sua vida pessoal, por meio de estresse, mal humor, desanimo e prejudicar também o aprendizado dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Maria Santos da Silva Ayres, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação em Ciências

Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Fabrine Diniz Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação em Ciências

Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Tanise Paula Novello, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação Ambiental

Universidade Federal de Pelotas

Publicado

2022-09-23

Como Citar

Santos da Silva Ayres, L. M., Pereira, F. D., & Novello, T. P. (2022). SENTIMENTOS E EMOÇÕES NA DOCÊNCIA: ENTENDIMENTOS DA COMUNIDADE CIENTÍFICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 463–494. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1708