RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM COLETIVO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Graciela Nunes Duarte Universidade Regional de Blumenau
  • Lucas Vitor Baumgärtner Universidade Regional de Blumenau
  • Jéssica Monique Buss Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel II

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pandemia, Formação continuada docente, Relato de experiência

Resumo

O contexto investigado e relatado é um Centro de Educação Infantil municipal localizado na cidade de Brusque – SC. Participaram deste relato de experiência três pesquisadores: (a) a coordenadora pedagógica; (b) o professor de Educação Física; (c) a pedagoga. O objetivo foi descrever a trajetória do coletivo de um Centro de Educação Infantil em tempos de pandemia COVID-19. Para tal, classifica-se a pesquisa em sua natureza como qualitativa e quanto ao objetivo, descritiva, quanto ao procedimento se constitui um relato de experiência. No ano de 2020 a escola precisou se mover numa dinâmica que fosse melhor para a criança e sua família, tendo que se adaptar e se reinventar para levar o ensino até as casas dos educandos. Os professores planejaram atividades de acordo com o contexto da criança em família, que fossem possíveis de serem realizadas em casa, com materiais de fácil acesso. Na formação continuada docente, as lives e/ou reuniões organizadas com a coordenação pedagógica ou com palestrantes convidados, auxiliaram na procura das respostas para as questões inéditas que surgiram nesta etapa. Cada profissional, cada área, cada função tinha uma nova realidade, e consideramos que os processos formativos, o registro por meio do portfólio coletivo e a cooperação mútua foram elementos fundamentais para a continuidade do trabalho no período pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Nunes Duarte, Universidade Regional de Blumenau

Mestra em Educação e integrante do Grupo de Pesquisa em Formação de professores e Práticas Educativas (GPFORPE) na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pedagoga com especialização em Gestão Escolar. Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de Brusque- SC.

Lucas Vitor Baumgärtner , Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES) na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Bacharel e licenciado em Educação Física. Professor na Rede Municipal de Educação de Brusque- SC

Jéssica Monique Buss, Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel II

Pedagoga pelo Centro Universitário de Brusque (UNIBEBE) com especialização em Educação Infantil. Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Brusque- SC.

Publicado

2022-06-25

Como Citar

Nunes Duarte, G., Vitor Baumgärtner , L., & Monique Buss, J. . (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM COLETIVO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 522–548. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1766