A gente chega ao fim da vida só com  nossas palavras

Authors

  • Eduardo Beserra UFAL

Keywords:

Dramaturgia, Velhice, Teatro Épico

Abstract

Procura-se apresentar a peça Nossa vida em família, de Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha). Ela foi publicada pela primeira vez em 1971 e reeditada pela Editora Temporal em 2024, sob organização da professora e pesquisadora Maria Sílvia Betti (FFLCH-USP). A obra em pauta foca a situação de exploração e marginalização do trabalhador, sobretudo quando este chega à velhice, nas relações de produção do sistema capitalista, apontando as decadências pessoais e familiares. A peça evidencia a atualidade do pensamento e do trabalho dramatúrgico de Vianinha, que jamais passou ao largo das difíceis questões históricas, políticas, sociais, culturais e econômicas do país, as quais, em alguma medida, continuam candentes e merecedoras de aguda atenção. Suas peças tratam, sobremaneira, da condição do cidadão comum diante das estruturas de poder que o oprimem e o mantêm em estado de vulnerabilidade em meio às engrenagens (trucidantes) do capitalismo, em particular, como é o caso de Nossa vida..., dentro do contexto do regime militar no Brasil, desencadeador de problemas como a crise habitacional e o arrocho salarial na década de 1970.

References

BETTI, Maria Sílvia. Introdução. Texto de BEVILACQUA SOBRINHO, Agenor. Nossa vida em família: a dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho e os desafios históricos da forma. In: 40 anos do PPGAC-ECA-USP. São Paulo: ECA-USP, 2021. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/697. Acesso em: 15 abr. 2026

BETTI, Maria Sílvia. Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: Edusp, 1997.

RUIZ, Maria Aparecida. Nossa vida em família: a minha, a sua, a de todos nós (posfácio). In: VIANNA FILHO, Oduvaldo. Nossa vida em família. São Paulo: Temporal, 2024.

SOARES, José. Memória e sociedade em Ecléa Bosi: uma leitura metodológica e sociológica. Revista Espaço Livre, v. 17, n. 33, 2022. Disponível em: https:// redelp.net/index.php/rel/article/view/1328. Acesso em: 12 abr. 2026.

VIANNA FILHO, Oduvaldo. Nossa vida em família. Org. de Maria Sílvia Betti e pref. de Maria Aparecida Ruiz. São Paulo: Temporal, 2024.

Published

2026-05-11

Issue

Section

Resenhas