ATIVIDADES EXTENSIONISTAS COMO INSTRUMENTO DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL DE LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA

Autores

  • Anny Carolina de Oliveira
  • Dayton Fernando Padim
  • Alexandra Epoglou

Palavras-chave:

Formação de Professores, Desenvolvimento Pessoal, Graduação

Resumo

A Extensão, esfera que compõe a tríade, juntamente com Ensino e Pesquisa, nas Universidades, tem se tornado tema de estudo para diversos pesquisadores que objetivam compreender seu histórico e conceituação. No entanto, pouco se busca sobre as contribuições aos discentes universitários. Assim, o presente trabalho almeja compreender as contribuições da Extensão Universitária como instrumento de aprendizagem na formação inicial de professores do curso de graduação em Química de uma universidade federal. Para tanto, utilizou-se da aplicação de questionários a três grupos de discentes: alunos sem nenhum tipo de bolsa, bolsistas e egressos, a fim de traçar características/dificuldades desses estudantes ao longo da graduação e avaliar as habilidades desenvolvidas por discentes que participaram de alguma atividade extensionista durante sua formação inicial. Os resultados obtidos indicam que as atividades de extensão contribuem na formação dos discentes, possibilitando meios para que estes desenvolvam habilidades e competências favoráveis ao ofício de professor.

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Publicado

2020-03-04

Edição

Seção

Artigos