O ENSINO AMBIENTAL COMO POLÍTICA PÚBLICA NOS PROGRAMAS CURRICULARES DAS ESCOLAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Neemias da Silva Souza
  • Alexandre José Costa de Brito
  • Paulo Roberto Ramos

Palavras-chave:

Educação ambiental, Escola, Interdisciplinaridade, Ambientalização

Resumo

As crescentes crises no cenário ambiental, com a escassez dos recursos naturais, propagação e degradação de diversas expressões da contaminação socioambiental, têm despertado a atenção de diferentes atores sociais. A escola tem sido apontada como personagem principal no encadeamento de formação de valores éticos, conhecimentos e ações, que deveriam estar presente na vida cotidiana do homem nas questões ambientais. Entretanto, o cenário educativo por meio das escolas pode estar desligado a questões socioambientais, sobretudo das temáticas locais e da forma transversal e interdisciplinar, em oposição às normas e legislação, que normatizam a Ambientalização do sistema educativo como um passo essencial na transformação e avanço, econômico e social da sociedade em geral. O trabalho em questão teve como ponto central a investigação das abordagens que contemplam o contexto ambiental, observando as temáticas trabalhadas e sua inclusão nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) como Política Pública nas escolas públicas da região do Vale do São Francisco. O trabalho realizado foi aplicado através de pesquisa documental, por meio do acesso aos documentos e análise dos PPP das escolas incluídas na pesquisa. Os documentos colhidos foram transcritos, fotografados para a análise documental. A coleta de dados ocorreu por meio de Protocolo de Investigação dos Projeto Curriculares de quatro escolas públicas da Educação Básica, do Vale do São Francisco, sendo duas na cidade de Petrolina-PE e duas em Juazeiro-BA. Foram selecionadas escolas que tenham PPP instituídos e que disponibilizaram para a análise documental. Por meio de consulta, foram analisados os Bancos de Dados do Programa Escola Verde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, que também possui informações relevantes sobre o tema. Todo conteúdo está relacionado à legislação e normas federais, conservando os nomes das escolas que foram mantidos em sigilo e anonimato, em cumprimento aos aspectos curriculares pedagógicos e princípios éticos da pesquisa científica.

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Publicado

2020-03-04

Edição

Seção

Artigos