SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: REFLEXÕES DO PERÍODO PRÉ E TRANSPANDÊMICO DA COVID-19

Autores

  • Liana Maria Ibiapina do Monte
  • Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior
  • Elaine Ferreira do Nascimento

Resumo

Este relato de experiência busca apresentar uma prática exitosa no que diz respeito ao campo da saúde mental no contexto escolar, por meio da realização do Projeto “Todxs Ouvidos!” da Fiocruz/Piauí. O objetivo geral deste estudo consiste em descrever as estratégias de cuidado em saúde mental no período pré e pandêmico em uma escola da rede pública do município de Teresina/PI. O projeto conta com a participação de todos os personagens do contexto escolar: funcionários, professores, alunos e seus respectivos pais e/ou responsáveis. Para isto foram utilizados como recursos metodológicos a criação de oficinas em grupo, aplicando dinâmicas vivenciais. Com a chegada da pandemia da Covid-19 o trabalho seguiu com as mesmas estratégias por meio do contato remoto. A experiência apresenta como resultados parciais a importância de levar conhecimentos sobre as formas de adoecimento psíquico para o meio educacional, sensibilizando a todos das consequências dessas enfermidades sobre o sujeito. Além disso, com a ocorrência de ações devido a pandemia, os indivíduos se mostram fragilizados diante das situações de contenção do vírus. Propiciar iniciativas como estas na atualidade contribuiu para o desenvolvimento de ressignificações e da resiliência.

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência