ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

MODELO NETNOGRÁFICO DO PROJETO CAFÉ ELÉTRICO

Autores

  • Eneida Santana Instituto Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-0884-4756
  • Leandro Brito Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Andressa Pereira Oliveira Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12693557

Palavras-chave:

Netnografia, Webconferência, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Resumo

O projeto Café Elétrico é uma ação extensionista, no formato de webconferência, realizado pelo Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), iniciado em 2020, com atividades de formação, perpassando suas discussões por diferentes temas relevantes para o processo de formação do estudante de graduação da comunidade da UFOB e comunidade externa. Por esta razão, o estudo apresentou as técnicas do percurso metodológico que pretende identificar elementos que caracterizem comunidades colaborativas para a construção e difusão do conhecimento, a partir do tratamento analítico dos dados e a modelagem computacional e análise de redes sociais. Os resultados analisados possibilitaram a análise da abrangência das temáticas, a otimização da disseminação do conhecimento através de iniciativas virtuais institucionais e a distribuição dos graus da rede semântica.

Biografia do Autor

Eneida Santana, Instituto Federal da Bahia

Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa de doutoramento Multi-institucional - PPGDC (2023), com mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2011) e especialização em Educação a Distância e tecnologias educacionais pelo Instituto Federal do Paraná (2016). Graduou-se em Biblioteconomia e Documentação (2008) pela Universidade Federal da Bahia e em Pedagogia (2022) pela Cefap-Bahia. Atua como bibliotecária-documentalista no Instituto Federal da Bahia, com pesquisas focadas em dados educacionais, tecnologias educacionais, gestão pública educacional, práticas extensionistas e construção do conhecimento baseado em modelos de redes complexas. Certificada no nível 2 do Google For Education, tem experiência em Ciência da Informação, enfocando formação inicial e continuada, gestão pública educacional, arquivos de família, sistemas de informação, tecnologias educacionais, educação à distância e redes complexas. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Informação e Educação (Ticase), com foco em Informação, Difusão do Conhecimento e Redes Complexas, e integra o Laboratório de estudos em representação do conhecimento, competências e comportamento em informação e recuperação da informação em meio digital - LABRECRIE. Também fundou o Laboratório de Dados Abertos Governamentais da Educação (LABDAGE). www.labdage.net

Leandro Brito Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia

ossui doutorado e mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, especialização em Metodologias Ativas e TDICs na Educação, em Arquitetura de Software e Convergência de Mídias e graduação em Sistemas de Informação. Pesquisador cientista de dados da Rede Data Science BR (dsbr.org); fundador do Coruja Lab H4ck3r Space (Laboratório maker de impressão 3D, IoT, TA, robótica e smart cities). No âmbito da ciência e tecnologia da informação e inovação, trabalha com engenharia de software, data science, impressão 3D, tecnologias emergentes e sistemas complexos. Tem 14 anos de experiência como analista em projetos data center físico e cloud multiplataforma, segurança da informação no monitoramento e criação de políticas. desenvolvimento de projetos em Big Data, domótica e IoT, sistemas embarcados, banco de dados, Middleware Ginga, fabricação e montagem de impressora 3D e projetos de robótica educacional.

Andressa Pereira Oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutoranda e Mestra em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Engenharia Elétrica com ênfase em Automação Industrial e Engenharia de Produção pela Ucamprominas. Graduada em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus de Vitória da Conquista - Bahia. Atualmente, Professora Assistente (D.E.) da Universidade Federal do Oeste da Bahia - Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, com encargos de ensino que contemplam componentes curriculares da área de Sistemas Elétricos de Potência.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

Artigos