Ensinando odontologia em cenários extramuros: uma parceria entre a Faculdade de Odontologia da UFMG, Associação Mineira de Reabilitação e uma escola para portadores de deficiências neuromotoras

Autores

  • Lia Silva de Castilho
  • Vera Lúcia Silva Resende
  • Maria Elisa Souza e Silva
  • Amanda Pacheco
  • Natália Frias
  • Elizabeth Moreira

Palavras-chave:

Organizações não governamentais, Deficiências neuromotoras, Promoção da saúde, Instituições de ensino superior, Odontologia

Resumo

Esta é a experiência intersetorial entre a Faculdade de Odontologia da UFMG, a Associação Mineira de Reabilitação (AMR), uma organização não governamental, e uma escola pública para portadores de deficiências neuromotoras. As ações de promoção de saúde bucal são realizadas nas dependências da AMR e são parte de um programa denominado Serviço Integrado de Reabilitação – SIR. Este serviço envolve outras áreas do conhecimento e busca a integração social do deficiente neuromotor. Além da vivência do trabalho multidisciplinar, o estudante de odontologia participa do planejamento, executa ações individuais e coletivas de promoção da saúde bucal e avalia os resultados conseguidos. Este projeto extramuros é bem avaliado por todos os atores sociais envolvidos, é duradouro e possui uma produção bibliográfica significativa.

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Publicado

2019-10-05

Edição

Seção

Artigos