CAMPANHA DE SAÚDE SOS CORAÇÃO: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRASMISSÍVEIS [resumo]

Autores

  • Talita Mota Gonçalves
  • Naiara Pereira Barbosa
  • Christine Ott Lima
  • Isa dos Santos Ferreira
  • Janaina Israele Teixeira Furtado
  • Amanda Caroline Silva Morais
  • Rita de Cássia Nascimento Oliveira
  • Aquila Braga Amorim de Almeida
  • Amanda Natiane Barros Silva
  • André Santos da Silva

Palavras-chave:

Diabetes, Hipertensão, Campanha, Promoção.

Resumo

Introdução: A promoção de saúde é utilizada atualmente como um dispositivo de educação em saúde, que visa a quebra de paradigmas e o empoderamento pessoal, tornando o indivíduo consciente dos seus hábitos de vida e da influência direta na sua saúde. Essa prática vem se aperfeiçoando de forma que o conhecimento científico seja passado de forma transversal e clara, onde os problemas são resolvidos em discussão e não apenas impostos. Objetivos: Realizar ações de educação em saúde com intuito de orientar a população quanto aos fatores condicionantes e determinantes da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus. Métodos: Foi realizada uma Campanha de Saúde, na AME do bairro Areia Branca, Petrolina-PE, os participantes assinaram o TCLE, responderam a questionário semi-estruturado, tiveram seus parâmetros (antropométricos, bioquímicos e pressóricos) foram monitorados e receberam orientação sobre cuidados com a saúde e de como controlar as enfermidades presentes. Resultados: Foram atendidos 154 pacientes, 24% eram homens e 75% mulheres, idade média 57 ±16,00 anos, altura média de 1,66 ± 0,07 cm, peso médio de 70±12,92 Kg, IMC (média) de 27,6 ±4,63. 40,25% dos pacientes apresentavam HAS declarada, 5,19% eram diabéticos, 17,5% possuíam HAS e diabetes e 37% não apresentavam nenhuma destas. Conclusão: A estratégia de promover e educar em saúde ainda vem sofrendo transformações, mas ganhando espaço diante de sua grande importância e aceitação, sobretudo em doenças como a Diabetes e a Hipertensão.

Downloads

Publicado

2019-10-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência