VICEPPE VII: VIVÊNCIAS COLABORATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PETROLINA

Autores

  • Elzenita Falcão Abreu
  • Geida Maria Cavalcanti de Souza
  • Waléria Mendes de Carvalho dos Anjos
  • Thalita Silva de Castro
  • Márcia Conceição Pereira Costa

Palavras-chave:

Escolas públicas; Qualidade de vida; Oficinas educativas.

Resumo

O Projeto Vivências Colaborativas em Escolas Públicas de Petrolina VICEPPE - nasceu em 2006, em decorrência das constantes solicitações de palestras, cursos e capacitações, oriundas das instituições educacionais da região, que constantemente chegam ao Colegiado de Psicologia da UNIVASF. O projeto tem o objetivo de propiciar a inserção de universitários na realidade social, promovendo a interação dos saberes popular e científico. Atualmente, o VICEPPE vem sendo inserido em instituições educativas, levando informações sobre os conhecimentos produzidos na área de psicologia, educação e saúde, de forma dinâmica e participativa, atendendo, sobretudo, o público adolescente. O projeto tem cumprido o objetivo de disseminar saberes aos alunos de escolas estaduais, em prol da melhoria da qualidade de vida destes, por meio de oficinas educativas. As escolas e os temas foram selecionados diante sugestões da Gerência Regional da Educação (GRE), considerando as demandas das unidades de ensino indicadas. Foram escolhidos seis temas e dezesseis escolas, o quais estão sendo oferecidos em forma de oficinas semanalmente. Infelizmente, nem todos os resultados têm sido favoráveis, devido à falta de organização de algumas escolas, porém, aquelas que conseguiram promover a realização das atividades, a avaliação feita pelo público alvo e pela equipe do projeto foi bastante satisfatória.

Downloads

Publicado

2019-10-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência