Abordagem interdisciplinar no tratamento do diabetes mellitus tipo 2: da teoria à prática

Autores

  • Mônica Barros Costa
  • Antonio Paulo André de Castro

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Educação em Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Serviço Hospitalar de Educação

Resumo

A necessidade de equipes interdisciplinares nos cuidados com a saúde é reconhecida por todos e tem sido incorporada progressivamente na prática diária. As doenças crônicas não transmissíveis, como é o caso do diabetes mellitus, se caracterizam por ter etiologia multifatorial, difícil controle, necessidade de orientações voltadas para vários objetivos, e necessidade de interação de vários profissionais de saúde, no âmbito do tratamento. Diversos estudos apontam a abordagem multidisciplinar como uma ferramenta eficaz no controle metabólico e na redução dos fatores de riscos associados às complicações do DM. Embora a abordagem interdisciplinar se mostre eficiente e superior à abordagem convencional, a formação e a implantação de uma equipe interdisciplinar representam um grande desafio. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência do projeto de extensão universitária “Acompanhamento, Educação e Prevenção em Diabetes Mellitus” do Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

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Publicado

2019-10-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência