Práticas interdisciplinares para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas em escolares: descrição da intervenção educacional para a promoção da atividade física

Autores

  • Júlio Brugnara Mello
  • Gabriel Gustavo Bergmann

Palavras-chave:

Atividade motora, Programas de intervenção, Adolescentes

Resumo

O objetivo deste relato é descrever os procedimentos metodológicos referentes às intervenções educacionais relacionadas à atividade física aplicados nos estudantes e os resultados esperados do Programa de Extensão Universidade Escola: práticas interdisciplinares para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas em escolares. O programa com caráter multidisciplinar teve a participação dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Farmácia. Para participar do programa foram selecionadas duas escolas da zona urbana da cidade de Uruguaiana, RS. Uma delas foi considerada a escola intervenção e a outra a escola controle. Os alunos da escola intervenção, após autorização dos pais, passaram por uma série de avaliações. A partir das avaliações foram realizadas intervenções nas áreas específicas. As intervenções relacionadas à atividade física foram palestras informativas e blitz nos intervalos das aulas. Espera-se que a partir das intervenções os alunos tenham um maior conhecimento dos benefícios do estilo de vida ativo desde a adolescência e que a evasão de alunos da educação física das turmas participantes do projeto diminua.

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Publicado

2019-10-12

Edição

Seção

Relatos de Experiência